Calçados Impróprios para Dirigir

 

Dirigir exige habilidade, atenção, preparo e cuidado. E isso não é somente ter o veículo em bom estado de manutenção e documentação em dia!

Os sapatos que você usa também deve ser adequado para isto. Muitas pessoas não se atentam a isso e acabam recebendo uma multa, ou em casos mais graves, provocando acidentes!

Calçados Impróprios

Calçados que não se fixam aos pés como, chinelos, saltos altos, anabelas, tamancos, ou seja, qualquer calçado que não tenha suporte aos calcanhares de acordo com o Art. 252 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para quem dirige com esse tipo de calçado.

Qual é o perigo?

Sapatos de salto alto não deixam que o calcanhar encoste no chão, por exemplo, e isso influencia diretamente na sensibilidade e flexão do tornozelo, o condutor pode perder estabilidade quando trocar de pedais e enroscar o salto no tapete do veículo.

Os sapatos de bico fino também, enroscam com facilidade nos pedais.

Qual é a melhor solução?

Se caso você esteja usando alguns dos calçados proibidos para dirigir, a melhor solução é tirá-los e dirigir descalço! E sim, você pode dirigir descalço sem risco de multa!

Qual é o tipo de infração?

Para quem for flagrado pela fiscalização com um calçado inadequado a infração é de gravidade média, com 4 pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16

, , ,